Projetos

2025

Título: 5a Feira Maker 
Data: 06 de julho de 2023 (domingo) das 14h às 18h

Descrição: A Feira Maker é um evento que promove a cultura do “faça você mesmo” (“DIY” ou “Do It Yourself”). É um espaço onde pessoas apaixonadas por criar, modifi car, construir e reparar objetos com as próprias mãos podem exibir seus projetos, trocar experiências e aprender. No evento haverá exposição de projetos realizados pelo público atendido pelo Fab Lab ao longo dos anos, além de diversos projetos criados no Espaço Maker CMAKER. Além disso a comunidade maker local, estudantes e professores também terão a oportunidade de expor os seus projetos na Feira Maker. Para isso haverá uma etapa para a submissão e validação dos projetos. A ideia geral do evento é democratizar a Cultura Maker com a exibição de projetos feitos com as próprias mãos utilizando ou não ferramentas de fabricação digital como impressoras 3D e cortadora a laser.
Envolvido(s): Bettio (Espaço Cmaker), Cleverson (FabLab Cajurú), Guilherme (O Projeto) entre outros que ajudaram na organização e realização do evento.
Link do projeto: Página

Título: 2ª Olimpiada de Tecnologia e Inovação
Data:
04 de outubro de 2025 (sábado) das 14h às 18h

Descrição: Olimpíada de Tecnologia e Inovação Vietech, em São José dos Pinhais, um dos maiores eventos voltados à criatividade, tecnologia e educação do Paraná. O evento reuniu estudantes de todas as idades — do ensino fundamental à universidade — além de professores, equipes independentes e apaixonados por inovação. Foi um dia repleto de projetos incríveis, trocas de experiências e demonstrações que mostraram o quanto a tecnologia pode transformar ideias em soluções reais. O Espaço CMaker marcou presença com o torneio Warlock de Sumô Autônomo e com a apresentação de vários projetos de destaque, como o Trilho Inteligente, o Smart Park e o Spotinho, robô quadrúpede desenvolvido por um dos nossos estudantes. Ver a empolgação dos participantes e o brilho nos olhos de quem apresentava seus protótipos mostrou que a cultura maker e a inovação estão cada vez mais vivas. A feira foi um grande encontro de talentos e ideias, reafirmando o propósito de incentivar jovens e adultos a explorarem o poder da criação com as próprias mãos.
Envolvido(s):
Bettio (CMaker), Carol Zanata (Vietech) et al
Link do projeto:
Intagram

Título: Torneio Warlock
Descrição: Evento anual de robótica promovido pelo Espaço CMaker, reunindo estudantes e entusiastas para competições de sumô autônomo e controle remoto. O torneio incentiva o aprendizado prático de eletrônica, programação e design de robôs, fortalecendo a cultura maker na região.
Envolvido(s): Bettio (CMaker) et al
Link do projeto: Página do Warlock
Título: SPOTINHO

Descrição: Robô quadrúpede desenvolvido com Arduino, displays e servomotores, capaz de simular movimentos coordenados e responder a comandos. Um projeto que mostra, na prática, o poder da robótica acessível.
Envolvido(s): EDUARDO HENRIQUE DA SILVA
Link do projeto: Linkedin

Título: Smart Park
Descrição: O projeto SMART PARKING é uma solução de IoT completa que monitora e gerencia a disponibilidade de vagas d estacionamento em dois cenários: vagas de rua individuais e número de vagas disponíveis em um estacionamento privado. O sistema utiliza um microcontrolador ESP32 devkit v1, como unidade central, que coleta e gerencia dados de sensores Infravermelhos e sensores de efeito hall A3144, e os sincroniza em tempo real com um banco de dados na nuvem, o Firebase. O projeto oferece duas interfaces: uma página web local, hospedada no próprio ESP32, para monitoramento administrativo e controle manual e um aplicativo móvel para motoristas, que exibe um mapa com as vagas livres ao redor do seu destino final, permite traçar rotas e fazer reservas em estacionamentos, distribuição inteligente de vagas caso a vaga que estava indo seja ocupada, otimizando o tempo e reduzindo o congestionamento, gerando economia de combustível e diminuindo a emissão de poluentes.
Envolvido(s): Vantuil Plaster Junior, Ronald Lipski Roderjan, Christopher Paterno
Link do projeto: 
Título: Curso Maker Kids
Descrição: Curso introdutório à robótica e cultura maker para crianças e adolescentes. Os participantes aprendem a montar circuitos, programar e criar projetos práticos que desenvolvem o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.
Envolvido(s): Guilherme e Sthefany
Link do projeto: Página do Curso
Título: Curso Maker Dev
Descrição: Curso voltado ao público jovem que já possui base em eletrônica e programação, explorando o desenvolvimento de sistemas embarcados e projetos mais complexos com Arduino e ESP32.
Envolvido(s): Daniel
Link do projeto: Pagina do Curso
Título: Cadeira G Force
Descrição: Projeto de simulação de movimento para jogos, utilizando sensores e motores controlados por Arduino. O sistema proporciona sensação de aceleração e inclinação, recriando a experiência de direção real em simuladores.
Envolvido(s): Mateus Gavet
Link do projeto: Github
Título: Mão Robótica Impressa em 3D Controlada por Servos
Descrição:
Mão robótica produzida com impressão 3D e controlada por servomotores, simulando o movimento humano. O projeto une mecânica, eletrônica e programação, sendo uma introdução prática à robótica aplicada.
Envolvido(s):
Guilherme Landolfi Bettio
Link do projeto:
Título: TuneBoard
Descrição:
Mini mesa de áudio educacional compatível com iPhone, voltada para o ensino de conceitos básicos de som, mixagem e eletrônica musical. Desenvolvida para simplificar a interação entre software e hardware em atividades de aprendizagem criativa.
Envolvido(s):
Otávio Augusto Fermino da Silva
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Título: 3D Newt
Descrição:
Telescópio refletor construído do zero com impressão 3D, combinando design digital no Fusion 360 e óptica artesanal. O projeto integra manufatura digital com astronomia prática, destacando a precisão e personalização possíveis na fabricação de instrumentos científicos.
Link para contato:
Envolvido(s):
Rennan Felipe Alves de Chaves
Link do projeto:
Título: Queda Livre
Descrição:
Jogo que desafia a coordenação motora e os reflexos do jogador, testando a sincronia entre visão e movimento das mãos. Desenvolvido como proposta lúdica para introduzir fundamentos de lógica e interação em projetos maker.
Envolvido(s):
Sear-Jasube S. Castro
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Título: Kubby
Descrição:
Robô didático projetado para o ensino de lógica de programação e pensamento computacional a crianças. Seu design simples e interativo estimula o aprendizado por meio da experimentação prática.
Envolvido(s):
Guilherme Bastos de Oliveira
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Título: Cidade Inteligente
Descrição:
Maquete modular criada por estudantes do curso Maker Kids, representando uma cidade sustentável com iluminação pública automatizada, sinalização eólica e áreas verdes. O projeto combina materiais recicláveis, impressão 3D e placas Arduino, promovendo o aprendizado interdisciplinar em tecnologia e sustentabilidade.
Link para contato:
Envolvido(s):
Daniel Nhemihes, Sthefany Camile, Noah, Lucas, Emanoell, Emanoel, Amanda, Matheus
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Título: Impressão 3D de Materiais Alternativos
Descrição:
Projeto que adapta impressoras 3D para utilização de materiais alternativos, explorando novas possibilidades de fabricação sustentável e experimental.
Envolvido(s):
Lauri Alves Junior
Link do projeto:
Título: IA Maker
Descrição:
Desenvolvimento de uma infraestrutura distribuída de Inteligência Artificial acessível, com foco em eficiência energética e integração com fontes renováveis. O projeto conecta modelos de IA a plataformas populares como o Discord e utiliza monitoramento com Prometheus, favorecendo uso educacional e colaborativo.
Envolvido(s):
Vinicius Baldan Herrera, Rennan Felipe Alves de Chaves, Adans Batista, Nicole 
Link do projeto:
Título: Trilho Inteligente
Descrição:
Sistema de segurança ferroviária desenvolvido no UniBrasil Centro Universitário, projetado para detectar a aproximação de trens em cruzamentos e alertar motoristas e pedestres antes que o trem chegue. Utilizando sensores e um display com contagem regressiva, o projeto simula um semáforo que indica o tempo restante para a passagem, oferecendo uma solução de baixo custo, sustentável e autônoma para prevenção de acidentes ferroviários. O Paraná é um dos estados com maior número de acidentes do tipo, e o Trilho Inteligente busca reduzir essas ocorrências por meio da tecnologia e da inovação. O projeto foi duplamente premiado na Olimpíada de Tecnologia e Inovação 2025, sendo reconhecido como Projeto Destaque pela Eletron Digital e Vice-campeão na principal categoria do evento.
Envolvido(s): Daniel Nhemihes, Guilherme Scrok, Matheus Felipe e Sthefany Camile
Link do projeto:
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2024
Nome do Projeto Stakeholders Contato Descrição Data Status Link
Torneio Warlock Bettio et al     2024 ativo Página do Evento
Curso Maker Kids Guilherme e Sthefany     2024 ativo Página do Curso
Drone DIY autônomo Bettio   Quadricóptero com vôo automatizado por gerenciador de plano de vôo. 2024 ativo  
DeskNote Guilherme Landolfi Bettio
  Maleta adaptada para ser um desktop portátil 2024 Finalizado  
Kinect Scanner 3D Guilherme Landolfi Bettio   Kinect do XBOX 360 adaptado para escanear objetos e pessoas em 3D 2024    
Voron – Uma impressora 3D open source Rennan Felipe Alves de Chaves   A impressora 3D Voron foi construída com foco na precisão e alta qualidade de impressão. O projeto envolveu a montagem detalhada de componentes de ponta, resultando em uma máquina eficiente e robusta, ideal para imprimir modelos complexos com excelente acabamento e precisão dimensional.      
Anel cartão de ônibus Júlia Zamith Schwartz Aneis de resina para pegar ônibus, funcionando como o cartão de ônibus convencional , que é reconhecido pelo leitor, para liberar a catraca, mas em forma de anel, sendo mais prático, estiloso e divertido. Finalizado
Neco o Boneco Clístenes Grizafis Bento 1) Boneco Dummy em escada de 1300% do seu tamanho real, feito em impressão 3D usando PETG e ABS, link com vídeos de montagem: https://youtube.com/playlist?list=PLdh-VglfBWWhD1SU0S6MH-h-8diBx1qxq&si=-PsSMqwvo3BuM7pu Finalizado
Arduheimer Daniel Nhemihes
Gabrielli Cristini
Sthefany Camile
Um perigoso e desafiador jogo de desarmamento de bombas. Este projeto apresenta um jogo físico inspirado no “Keep Talking and Nobody Explodes”, adaptado para o mundo real com Arduino.
Um jogador manipula a bomba sem visualizar o manual, enquanto outro possui acesso ao manual sem ver a bomba, necessitando de comunicação estratégica para desativá-la.
Finalizado Linkedin
Wearable para Analisar Emoções Deógenes Pereira da Silva Junior Pprotótipo de uma luva wearable que mede a frequência cardíaca, o nível de oxigênio no sangue e a Resposta Galvânica da Pele (GSR) para analisar o estado emocional das pessoas. Utilizando o sensor GSR e o MAX30102, a luva oferece monitoramento em tempo real, permitindo a coleta de dados sobre o bem-estar físico e emocional do usuário. Este dispositivo busca ser utilizado em projetos científicos e artísticos que usa como entrada na interação com a tecnologia o próprio corpo humano. Finalizado
Tasmota Alexandre Luis (Terezo) Domotica Finalizado
Barcode Scanner Lucas Eduardo Krul Projeto desenvolvido com a finalidade de auxiliar o controle de produtos consumidos dentro do espaço CMAKER Cancelado
Maker-souls William Marcos da Silva de Moraes Desenvolvimento de um jogo estilo souls-like com Unity, utilizando controles externos para uma experiência de combate imersiva. Finalizado
Game 2D Lucas Eduardo Krul Game desenvolvido usando unity
Tipagem Sanguínea Digital Júlia Zamith Schwartz Dispositivo para interpretação de exame de tipagem sanguínea de forma automática e com leitura digital dos resultados, de forma simplificada e rápida. O procedimento é simples: Apenas aplique uma gota de sangue nos frascos, aguarde dois minutos, gire o dispositivo, aguarde mais dois minutos, e o resultado deve aparecer na tela. Finalizado
SOLAR TRACKER Jullian Schmidt Valeski Ferreira Desenvolvimento de um protótipo que tem como objetivo estar sempre fazendo a melhor utilização da luz solar
PORTA GUILHOTINA MARCELO DA ROSA Prova de conceito de um sistema de porta automatizada, onde uma placa de MDF, que vai simular uma porta, vai abrir e fechar, no sentido vertical.
TEC art Pytt Art
Robô sumo KZ Eduardo Henrique da Silva Robô desenvolvido com o objetivo de participar do torneio Warlock Finalizado
2023
Nome do Projeto Stakeholders Data Status Link
Torneio Warlock Bettio et al 2023 ativo Página do Evento
Cursos Robótica Kids Guilherme e Larissa 2023 finalizado Página do Curso

2022

Nome do Projeto Stakeholders Data Status Link
Torneio Warlock Bettio et al 2022 ativo Página do Evento
Cursos Robótica Kids Raquel e Willian 2022 ativo Página do Curso
Sapateira Automatizada Marcelo DR 2022 em andamento
Robô Manipulador de medicamentos Ronaldo Madri 2022 em andamento
Parabólica Solar Bettio et al 2022 em andamento
Robô radio controlado NRF24 Terezo 2022 em andamento
Drone Autônomo com Pixhawk 2.4.8 Bettio 2022 em andamento
Maker Game Jam set/2022 
MGJ – Deus Salve as Capivaras Clistenes, Yurgen e Bruna 11/09/2022 finalizado Github

TESTE O JOGO

MGJ – Experiment 70 Rennan Felipe 11/09/2022 finalizado Github

TESTE O JOGO

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