Projetos
2025
![]() Data: 06 de julho de 2023 (domingo) das 14h às 18h Descrição: A Feira Maker é um evento que promove a cultura do “faça você mesmo” (“DIY” ou “Do It Yourself”). É um espaço onde pessoas apaixonadas por criar, modifi car, construir e reparar objetos com as próprias mãos podem exibir seus projetos, trocar experiências e aprender. No evento haverá exposição de projetos realizados pelo público atendido pelo Fab Lab ao longo dos anos, além de diversos projetos criados no Espaço Maker CMAKER. Além disso a comunidade maker local, estudantes e professores também terão a oportunidade de expor os seus projetos na Feira Maker. Para isso haverá uma etapa para a submissão e validação dos projetos. A ideia geral do evento é democratizar a Cultura Maker com a exibição de projetos feitos com as próprias mãos utilizando ou não ferramentas de fabricação digital como impressoras 3D e cortadora a laser. |
![]() Data: 04 de outubro de 2025 (sábado) das 14h às 18h Descrição: Olimpíada de Tecnologia e Inovação Vietech, em São José dos Pinhais, um dos maiores eventos voltados à criatividade, tecnologia e educação do Paraná. O evento reuniu estudantes de todas as idades — do ensino fundamental à universidade — além de professores, equipes independentes e apaixonados por inovação. Foi um dia repleto de projetos incríveis, trocas de experiências e demonstrações que mostraram o quanto a tecnologia pode transformar ideias em soluções reais. O Espaço CMaker marcou presença com o torneio Warlock de Sumô Autônomo e com a apresentação de vários projetos de destaque, como o Trilho Inteligente, o Smart Park e o Spotinho, robô quadrúpede desenvolvido por um dos nossos estudantes. Ver a empolgação dos participantes e o brilho nos olhos de quem apresentava seus protótipos mostrou que a cultura maker e a inovação estão cada vez mais vivas. A feira foi um grande encontro de talentos e ideias, reafirmando o propósito de incentivar jovens e adultos a explorarem o poder da criação com as próprias mãos. |
![]() Descrição: Evento anual de robótica promovido pelo Espaço CMaker, reunindo estudantes e entusiastas para competições de sumô autônomo e controle remoto. O torneio incentiva o aprendizado prático de eletrônica, programação e design de robôs, fortalecendo a cultura maker na região. Envolvido(s): Bettio (CMaker) et al Link do projeto: Página do Warlock |
![]() Descrição: Robô quadrúpede desenvolvido com Arduino, displays e servomotores, capaz de simular movimentos coordenados e responder a comandos. Um projeto que mostra, na prática, o poder da robótica acessível. |
![]() Descrição: O projeto SMART PARKING é uma solução de IoT completa que monitora e gerencia a disponibilidade de vagas d estacionamento em dois cenários: vagas de rua individuais e número de vagas disponíveis em um estacionamento privado. O sistema utiliza um microcontrolador ESP32 devkit v1, como unidade central, que coleta e gerencia dados de sensores Infravermelhos e sensores de efeito hall A3144, e os sincroniza em tempo real com um banco de dados na nuvem, o Firebase. O projeto oferece duas interfaces: uma página web local, hospedada no próprio ESP32, para monitoramento administrativo e controle manual e um aplicativo móvel para motoristas, que exibe um mapa com as vagas livres ao redor do seu destino final, permite traçar rotas e fazer reservas em estacionamentos, distribuição inteligente de vagas caso a vaga que estava indo seja ocupada, otimizando o tempo e reduzindo o congestionamento, gerando economia de combustível e diminuindo a emissão de poluentes. Envolvido(s): Vantuil Plaster Junior, Ronald Lipski Roderjan, Christopher Paterno Link do projeto: |
![]() Descrição: Curso introdutório à robótica e cultura maker para crianças e adolescentes. Os participantes aprendem a montar circuitos, programar e criar projetos práticos que desenvolvem o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. Envolvido(s): Guilherme e Sthefany Link do projeto: Página do Curso |
![]() Descrição: Curso voltado ao público jovem que já possui base em eletrônica e programação, explorando o desenvolvimento de sistemas embarcados e projetos mais complexos com Arduino e ESP32. Envolvido(s): Daniel Link do projeto: Pagina do Curso |
Título: Cadeira G Force Descrição: Projeto de simulação de movimento para jogos, utilizando sensores e motores controlados por Arduino. O sistema proporciona sensação de aceleração e inclinação, recriando a experiência de direção real em simuladores. Envolvido(s): Mateus Gavet Link do projeto: Github |
![]() Descrição: Mão robótica produzida com impressão 3D e controlada por servomotores, simulando o movimento humano. O projeto une mecânica, eletrônica e programação, sendo uma introdução prática à robótica aplicada. Envolvido(s): Guilherme Landolfi Bettio Link do projeto: |
![]() Descrição: Mini mesa de áudio educacional compatível com iPhone, voltada para o ensino de conceitos básicos de som, mixagem e eletrônica musical. Desenvolvida para simplificar a interação entre software e hardware em atividades de aprendizagem criativa. Envolvido(s): Otávio Augusto Fermino da Silva Link do projeto: Linkedin |
Título: 3D Newt Descrição: Telescópio refletor construído do zero com impressão 3D, combinando design digital no Fusion 360 e óptica artesanal. O projeto integra manufatura digital com astronomia prática, destacando a precisão e personalização possíveis na fabricação de instrumentos científicos. Link para contato: Envolvido(s): Rennan Felipe Alves de Chaves Link do projeto: |
![]() Descrição: Jogo que desafia a coordenação motora e os reflexos do jogador, testando a sincronia entre visão e movimento das mãos. Desenvolvido como proposta lúdica para introduzir fundamentos de lógica e interação em projetos maker. Envolvido(s): Sear-Jasube S. Castro Link do projeto: Linkedin |
Título: Kubby Descrição: Robô didático projetado para o ensino de lógica de programação e pensamento computacional a crianças. Seu design simples e interativo estimula o aprendizado por meio da experimentação prática. Envolvido(s): Guilherme Bastos de Oliveira Link do projeto: |
![]() Descrição: Maquete modular criada por estudantes do curso Maker Kids, representando uma cidade sustentável com iluminação pública automatizada, sinalização eólica e áreas verdes. O projeto combina materiais recicláveis, impressão 3D e placas Arduino, promovendo o aprendizado interdisciplinar em tecnologia e sustentabilidade. Link para contato: Envolvido(s): Daniel Nhemihes, Sthefany Camile, Noah, Lucas, Emanoell, Emanoel, Amanda, Matheus Link do projeto: |
Título: Impressão 3D de Materiais Alternativos Descrição: Projeto que adapta impressoras 3D para utilização de materiais alternativos, explorando novas possibilidades de fabricação sustentável e experimental. Envolvido(s): Lauri Alves Junior Link do projeto: |
Título: IA Maker Descrição: Desenvolvimento de uma infraestrutura distribuída de Inteligência Artificial acessível, com foco em eficiência energética e integração com fontes renováveis. O projeto conecta modelos de IA a plataformas populares como o Discord e utiliza monitoramento com Prometheus, favorecendo uso educacional e colaborativo. Envolvido(s): Vinicius Baldan Herrera, Rennan Felipe Alves de Chaves, Adans Batista, Nicole Link do projeto: |
![]() Descrição: Sistema de segurança ferroviária desenvolvido no UniBrasil Centro Universitário, projetado para detectar a aproximação de trens em cruzamentos e alertar motoristas e pedestres antes que o trem chegue. Utilizando sensores e um display com contagem regressiva, o projeto simula um semáforo que indica o tempo restante para a passagem, oferecendo uma solução de baixo custo, sustentável e autônoma para prevenção de acidentes ferroviários. O Paraná é um dos estados com maior número de acidentes do tipo, e o Trilho Inteligente busca reduzir essas ocorrências por meio da tecnologia e da inovação. O projeto foi duplamente premiado na Olimpíada de Tecnologia e Inovação 2025, sendo reconhecido como Projeto Destaque pela Eletron Digital e Vice-campeão na principal categoria do evento. Envolvido(s): Daniel Nhemihes, Guilherme Scrok, Matheus Felipe e Sthefany Camile Link do projeto: Linkedin |
Nome do Projeto | Stakeholders | Contato | Descrição | Data | Status | Link |
Torneio Warlock | Bettio et al | 2024 | ativo | Página do Evento | ||
Curso Maker Kids | Guilherme e Sthefany | 2024 | ativo | Página do Curso | ||
Drone DIY autônomo | Bettio | Quadricóptero com vôo automatizado por gerenciador de plano de vôo. | 2024 | ativo | ||
DeskNote | Guilherme Landolfi Bettio |
Maleta adaptada para ser um desktop portátil | 2024 | Finalizado | ||
Kinect Scanner 3D | Guilherme Landolfi Bettio | Kinect do XBOX 360 adaptado para escanear objetos e pessoas em 3D | 2024 | |||
Voron – Uma impressora 3D open source | Rennan Felipe Alves de Chaves | A impressora 3D Voron foi construída com foco na precisão e alta qualidade de impressão. O projeto envolveu a montagem detalhada de componentes de ponta, resultando em uma máquina eficiente e robusta, ideal para imprimir modelos complexos com excelente acabamento e precisão dimensional. | ||||
Anel cartão de ônibus | Júlia Zamith Schwartz | Aneis de resina para pegar ônibus, funcionando como o cartão de ônibus convencional , que é reconhecido pelo leitor, para liberar a catraca, mas em forma de anel, sendo mais prático, estiloso e divertido. | Finalizado | |||
Neco o Boneco | Clístenes Grizafis Bento | 1) Boneco Dummy em escada de 1300% do seu tamanho real, feito em impressão 3D usando PETG e ABS, link com vídeos de montagem: https://youtube.com/playlist?list=PLdh-VglfBWWhD1SU0S6MH-h-8diBx1qxq&si=-PsSMqwvo3BuM7pu | Finalizado | |||
Arduheimer | Daniel Nhemihes Gabrielli Cristini Sthefany Camile |
Um perigoso e desafiador jogo de desarmamento de bombas. Este projeto apresenta um jogo físico inspirado no “Keep Talking and Nobody Explodes”, adaptado para o mundo real com Arduino. Um jogador manipula a bomba sem visualizar o manual, enquanto outro possui acesso ao manual sem ver a bomba, necessitando de comunicação estratégica para desativá-la. |
Finalizado | |||
Wearable para Analisar Emoções | Deógenes Pereira da Silva Junior | Pprotótipo de uma luva wearable que mede a frequência cardíaca, o nível de oxigênio no sangue e a Resposta Galvânica da Pele (GSR) para analisar o estado emocional das pessoas. Utilizando o sensor GSR e o MAX30102, a luva oferece monitoramento em tempo real, permitindo a coleta de dados sobre o bem-estar físico e emocional do usuário. Este dispositivo busca ser utilizado em projetos científicos e artísticos que usa como entrada na interação com a tecnologia o próprio corpo humano. | Finalizado | |||
Tasmota | Alexandre Luis (Terezo) | Domotica | Finalizado | |||
Barcode Scanner | Lucas Eduardo Krul | Projeto desenvolvido com a finalidade de auxiliar o controle de produtos consumidos dentro do espaço CMAKER | Cancelado | |||
Maker-souls | William Marcos da Silva de Moraes | Desenvolvimento de um jogo estilo souls-like com Unity, utilizando controles externos para uma experiência de combate imersiva. | Finalizado | |||
Game 2D | Lucas Eduardo Krul | Game desenvolvido usando unity | ||||
Tipagem Sanguínea Digital | Júlia Zamith Schwartz | Dispositivo para interpretação de exame de tipagem sanguínea de forma automática e com leitura digital dos resultados, de forma simplificada e rápida. O procedimento é simples: Apenas aplique uma gota de sangue nos frascos, aguarde dois minutos, gire o dispositivo, aguarde mais dois minutos, e o resultado deve aparecer na tela. | Finalizado | |||
SOLAR TRACKER | Jullian Schmidt Valeski Ferreira | Desenvolvimento de um protótipo que tem como objetivo estar sempre fazendo a melhor utilização da luz solar | ||||
PORTA GUILHOTINA | MARCELO DA ROSA | Prova de conceito de um sistema de porta automatizada, onde uma placa de MDF, que vai simular uma porta, vai abrir e fechar, no sentido vertical. | ||||
TEC art | Pytt | Art | ||||
Robô sumo KZ | Eduardo Henrique da Silva | Robô desenvolvido com o objetivo de participar do torneio Warlock | Finalizado | |||
Nome do Projeto | Stakeholders | Data | Status | Link |
Torneio Warlock | Bettio et al | 2023 | ativo | Página do Evento |
Cursos Robótica Kids | Guilherme e Larissa | 2023 | finalizado | Página do Curso |
2022
Nome do Projeto | Stakeholders | Data | Status | Link |
Torneio Warlock | Bettio et al | 2022 | ativo | Página do Evento |
Cursos Robótica Kids | Raquel e Willian | 2022 | ativo | Página do Curso |
Sapateira Automatizada | Marcelo DR | 2022 | em andamento | |
Robô Manipulador de medicamentos | Ronaldo Madri | 2022 | em andamento | |
Parabólica Solar | Bettio et al | 2022 | em andamento | |
Robô radio controlado NRF24 | Terezo | 2022 | em andamento | |
Drone Autônomo com Pixhawk 2.4.8 | Bettio | 2022 | em andamento | |
Maker Game Jam set/2022 | ||||
MGJ – Deus Salve as Capivaras | Clistenes, Yurgen e Bruna | 11/09/2022 | finalizado | Github |
MGJ – Experiment 70 | Rennan Felipe | 11/09/2022 | finalizado | Github |