Sistema de Detecção de Movimento em stream RTSP em câmeras IP de segurança em Python

Sistema de Detecção de Movimento em stream RTSP em câmeras IP de segurança  em Python
Gostou? Compartilhe em sua rede

Views: 19

Olá caros Makers!

Neste artigo irei compartilhar um projeto interessante que desenvolvi recentemente com a ajuda do ChatGPT. O projeto envolve a detecção de movimento em um stream de vídeo de uma câmera  IP de segurança, utilizando o protocolo RTSP, quando algum movimento é detectado, o sistema salva imagens da captura marcando a área detectada com um retângulo.

# Objetivo do Projeto

O principal objetivo deste projeto é monitorar uma área específica usando uma câmera de segurança e detectar movimentos. Esse tipo de sistema pode ser utilizado em diversas aplicações, como segurança doméstica, monitoramento de propriedades e automação residencial.

# Como Funciona

1. *Captura de Vídeo*: Utilizamos uma câmera de segurança que transmite o vídeo via RTSP, muitas delas tem essa funcionalidade, procure se a sua tem.
2. *Detecção de Movimento*: Implementamos um algoritmo em Python que analisa o vídeo em tempo real e detecta quando há movimento.
3. *Marcação e Salvamento de Imagens*: Quando um movimento é detectado, o sistema salva uma imagem com um retângulo verde indicando a área de movimento.

# Tecnologias Utilizadas

– *Python*: Linguagem de programação utilizada para desenvolver o código.
– *OpenCV*: Biblioteca essencial para a manipulação de imagens e vídeos.
– *RTSP*: Protocolo utilizado para transmitir o vídeo da câmera de segurança.

# Código no GitHub

Para aqueles que estão interessados em ver o código e experimentar por conta própria, o projeto está disponível no GitHub. Vocês podem acessar e contribuir com sugestões e melhorias.

[Acesse o projeto no GitHub]

Uma evolução deste seria detectar formas específicas como corpo humano ou carros, ou até mesmo placas de veículos, ainda seria possível tentar rastrear e seguir o objeto em movimento, enviando fotos para o Telegram ou via FTP, na verdade o céu é o limite.

Como citado no início do artigo esse pequeno programa foi feito com a ajudar do ChatGPT dando margem para a partir dai evoluir para projetos mais complexos. Não deixe de aproveitar o poder que as ferramentas de IA trazem no desenvolvimento de soluções uteis e funcionais para problemas do dia a dia. Que tal desenvolver um programa que conte quantas pessoas passaram em um determinado local, ou então qual o fluxo de carro em uma rua, ou de aves (pombos por exemplo ou cães de rua).

Espero que este projeto inspire vocês a criar suas próprias soluções de monitoramento e automação. Fiquem à vontade para deixar comentários e compartilhar suas experiências!

Boa codificação!

Gostou? Compartilhe em sua rede

Fábio Bettio

Mestre em Educação e Novas Tecnologias (Uninter), Pós-graduado em Engenharia de Software (PUCPR), Graduado em Engenharia de Computação (PUCPR) e Técnico em Eletrônica (CEFET-PR). Fundador do Espaço CMaker um espaço para aprendizado colaborativo e metodologia STEAM, professor de ensino superior na Faculdade da Indústria vinculada ao sistema FIEP onde leciona as disciplinas de Sistemas Operacionais, Programação C, C# e PHP, Arquitetura de Computadores e Organização de Computadores, Startup e Empreendedorismo, também leciona as disciplinas de Robótica para o ensino integrado do Tecpuc escola do Grupo Marista.

Deixe um comentário